TP 3 – Unidade 9
Gêneros textuais – Do intuitivo ao sistematizado
Avançando na prática – Autobiografia ( Pág. 25)
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Professora Vera
É bastante difícil falar de nós mesmos, principalmente se este alguém é adolescente sem muita vivência e com uma timidez característica da idade. Construir uma autobiografia em sala de aula significa, antes de tudo, conhecer sua história pessoal (com qualidades e defeitos), fazer escolhas e expor-se para a turma da escola. È uma tarefa repudiada pela maioria. Necessário então, antecipadamente seduzir os alunos/ escritores para o ato de escrever, através de exemplificações de biografias diversas de personalidades conhecidas, ou até mesmo com outros artifícios, como fotos e poemas, capazes de despertar o emocional e a curiosidade. Acima de tudo, é fazê-los perceber que seus registros particulares também interessam a outros leitores/ouvintes, devem e podem ser elementos na construção da identidade coletiva da turma.
Assim, buscando instigá-los ao exercício, ao iniciar esta atividade na turma de 9º ano, utilizei primeiramente a foto do autor Carlos Drummond de Andrade (anexo 2) e perguntei aos alunos quem era a pessoa da foto e o que já ouviram falar dela. Surgiram várias respostas desencontradas, mas um número expressivo de alunos soube identificá-lo como um escritor (“estava no outro livro de português”), apenas três souberam definir o nome e outros detalhes.
Em seguida coloquei no quadro uma cartolina com o poema “Quadrilha”, do mesmo autor, mostrei qual era o estilo (poesia) que o fez ser tão conhecido na área literária. Lemos a poesia , a maioria dos alunos já a conheciam, mas não sabiam qual era o autor. Em seguida entreguei cópias de duas versões de biografias de Drummond, leram em duplas e ao final comentamos os dados lidos. Indaguei que gênero de texto era aquele e alguns indicaram que “era uma biografia, porque falava da vida de uma pessoa”.
Voltei à poesia “Quadrilha” e perguntei-lhes se aquele texto também era biográfico , já que falava da vida de várias pessoas, a partir das respostas dadas listei no quadro os itens que compõem uma biografia e chegaram a conclusão que o texto era poético e não tinha elementos substanciais para ser caracterizado como biografia. Debatemos rapidamente sobre a função da biografia e informações nelas contidas, bem como chegaram ao entendimento do que seria uma “autobiografia”.
Por fim, cada aluno elaborou a autobiografia , fizemos a leitura das mesmas, debatemos semelhanças e diferenças. Entregaram-me os textos, para que eu fizesse as devidas correções. Posteriormente farão a reescrita nos respectivos cadernos corrigindo as falhas apresentadas. A aula foi bastante proveitosa e participativa.
ANEXO 1
PLANEJAMENTO
· Assunto: Gêneros textuais / Biografia e Autobiografia
· Objetivo geral: Reconhecer e utilizar o gênero textual “ biografia “.
· Objetivos específicos:
o Compreender a estrutura e os elementos que compõem a biografia /autobiografia;
o Perceber a função social dos gêneros ( biografia);
o Exercitar habilidades de escrita e leitura biográfica num determinado contexto sócio-comunicativo;
o Utilizar as autobiografias dos alunos como elemento de interação da turma e valorização individual.
· A situação desencadeadora:
o Observação da fotografia Carlos Drummond de Andrade e da poesia “Quadrilha” do mesmo autor .
· As questões problematizadoras, visando o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos:
o Reconhecem a foto ou o autor do poema? O que já ouviram falar da história desta pessoa?
o Como chamamos este gênero de texto?
o Quadrilha também pertence a este gênero?
o Após ler a Biografia de Drummond ( 2 versões distintas) quais informações você considera fundamentais em um texto biográfico?
o Afinal, o que é mesmo uma biografia?
o Para que serve uma biografia?
· Procedimentos
Nº de Aulas | Estratégias | Recursos |
1 Aula | · Observação da foto e poesia do Drummond · Levantamento das questões problematizadoras (Anotação das respostas no quadro-negro) · Leitura de biografia do Drummond (2 versões) · Comparação das respostas dadas pelos alunos com o texto lido. | · Cópia da foto de Drummond · Cartolina /poesia · Cópias da biografia |
1 Aula | · Construção de autobiografia ( individual) · Leitura coletiva dos textos construídos · Recolhimento dos textos para correção. · Comentários. | · Papel oficio ou pautado |
Extra-classe: Após a correção do professor, na próxima aula, o aluno recebe o texto de volta e faz (em casa) a reescrita no caderno.
ANEXO 3
Quadrilha
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para o Estados Unidos,Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre,Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J.Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
Carlos Drummond de Andrade.
ANEXO 4
Biografias de Carlos Drummond de Andrade
Biografia 1
Nasceu
(site www.wikipédia.org)
Biografia 2
BIOGRAFIA, OBRAS E ESTILO LITERÁRIO
Este consagrado poeta brasileiro nasceu em Itabira, Minas Gerais no ano de 1902. Tornou-se, pelo conjunto de sua obra, um dos principais representantes da literatura brasileira do século XX. Concretizou seus estudos em Belo Horizonte , e, neste mesmo local, deu início a sua carreira de redator, na imprensa. Seus poemas abordam assuntos do dia a dia, e contam com uma boa dose de pessimismo e ironia diante da vida. Em suas obras, há ainda uma permanente ligação com o meio e obras politizadas. Além das poesias, escreveu diversas crônicas e contos.Os principais temas retratados nas poesias de Drummond são: conflito social, a família e os amigos, a existência humana, a visão sarcástica do mundo e das pessoas e as lembranças da terra natal. Dentre suas obras poéticas mais importantes destacam-se: Brejo das Almas, Sentimento do Mundo, José, Lição de Coisas, Viola de Bolso, Claro Enigma, Fazendeiro do Ar, A Vida Passada a Limpo e Novos Poemas, Talentoso também na prosa, tem suas prosas reunidas nos seguintes volumes: Confissões de Minas, Contos de Aprendiz, Passeios na Ilha e Fala Amendoeira. Em 1980 lançou as seguintes obras: A Paixão Medida, que contém 28 poemas inéditos e A Falta que Ela me faz (crônicas e histórias).Faleceu em 17 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro, doze dias após a morte de sua filha única.
(site: www.suapesquisa.com.br )
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