PROGRAMA GESTAR II – Língua Portuguesa
Pauta do dia 08/10/2009:
1. Boas-Vindas
2. Texto reflexivo
3. Sistematização dos conceitos teóricos das unidades 13 e 14 da tp4:
4. Elaboração da oficina 7 da unidade 14
5. Socialização dos relatos de experiências
6. Solicitação da Lição de Casa:
- Estudo das Unidades 15 e 16 – TP4
- Avançando na Prática
experimentava o seu frágil avião monomotor
numa arrojada aventura ao redor do mundo.
Pouco depois de levantar vôo de um dos pequenos e improvisados
aeródromos da Índia, ouviu um estranho ruído
que vinha de trás do seu assento.
Percebeu logo que havia um rato a bordo e que poderia,
roendo a cobertura de lona, destruir o seu frágil avião.
Poderia voltar ao aeroporto para se livrar de seu incômodo,
perigoso e inesperado passageiro.
Lembrou-se, contudo, de que os ratos não resistem a grandes alturas.
Voando cada vez mais alto, pouco a pouco cessaram os ruídos
que quase colocaram em perigo a sua viagem.
VOE ALTO...
VOE MAIS ALTO...
VOE MAIS LTO !!!
TP 4 – Unidade 14
Leitura e processo de escrita –
(Conhecimentos prévios interferem na produção de significados do texto?)
Avançando na prática –( Pág. 97/ 99)
RELATO DE EXPERIÊNCIA
(Professora Vera Urbana Azevedo.
Partindo do título “Cidadezinha Qualquer”, foram colhidas dos alunos do 9º ano, hipóteses sobre o assunto tratado na leitura que viria a seguir. Os títulos, em geral, fornecem pistas preciosas sobre o tema , pois o leitor faz automaticamente inferências com temas e leituras já conhecidos ou com experiências vivenciadas por eles próprios.
O levantamento de hipóteses é um recurso extremamente motivador, a cada palavra ou frase proferida pelos alunos , outros se animavam para verbalizar suas idéias , o que terminou sendo enriquecedor na construção dos significados.
Algumas das possibilidades iniciais dadas por eles foram:
· É uma cidade bem pequena.
· É um lugar feio.
· É de qualquer lugar.
· Do interior.
· Simples, pobre.
· Cidade perdida, (etc.)
Lemos então a poesia e pudemos confirmar / refutar as hipóteses iniciais. Ouve risos contidos durante a leitura da segunda estrofe e do verso final. O curioso é que justificaram o fato como sendo engraçado tudo ir tão devagar, e pela repetição da frase “vai devagar”, momento em que um aluno disse que “só podia ser do interior e antiga porque hoje em dia todos tem pressa e se for na cidade grande é pior ainda.” Este aluno veio do interior e comparou a cidade dele à da poesia, com características muito parecidas.
Os alunos “descobriram” através do vocabulário do título, que o diminutivo nos remetem a idéia de cidade pequena e os bichos presentes nela indicam que era muito pacata. Outro aluno chamou a atenção para as palavras simples da poesia, o que para eles facilitou o entendimento.
Quando perguntados qual imagem da cidade o autor queria transmitir, alguns alunos disseram que o fato dele achar aquela cidade “besta” talvez fosse porque ele deveria morar numa cidade grande e desprezava a vida no interior.
Falei então sobre Drummond, sua época, e a cidade de Itabira. Foi de certa forma uma retomada, um aprofundamento, pois já havia trabalhado a história do autor quando construímos a autobiografia ( TP3- unid.9), levei o mapa e a foto da cidade daquela época ( anexo 2). Fizemos um pequeno debate sobre a imagem que eles construíram dela antes de ver a foto. Indaguei se faria diferença,caso eles soubessem quem era o autor e a cidade que tratava o texto, antes da leitura do título. A resposta foi: “sim, mudava tudo e perderia a graça”.
Voltamos às hipóteses iniciais , quando verificamos que apenas a idéia de cidade feia, não se confirmou, visto que, as palavras “pomar amor cantar” traz a sensação de bem estar , há uma beleza implícita no poema.
Perguntados se seria possível escreverem sobre suas cidades de forma simples, comparando-a à Cidadezinha do Drummond, com modernidades ou atrasos, foram bastante receptivos à idéia.
Construíram os textos e foi feita uma leitura final, na qual os alunos descobriram a visão pessoal dos outros colegas sobre uma mesma cidade e até outras, pois havia alunos oriundos de outras cidades.
ANEXO 1
PLANEJAMENTO
· Assunto: Conhecimentos prévios
· Objetivo geral: Reconhecer e utilizar os conhecimentos prévios como elemento base da construção de significados dos textos.
· Objetivos específicos:
o Exercitar a habilidade de fazer inferências implícitas e explicitas no texto;
o Exercitar habilidades de leitura e escrita num determinado contexto sócio-comunicativo utilizando os conhecimentos prévios;
o Identificar o efeito de sentido decorrente da escolha de uma palavra ou expressão.
· A situação desencadeadora:
o Observação do título da poesia “Cidadezinha Qualquer” de Carlos Drummond de Andrade.
· As questões problematizadoras, visando o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos:
o O que esperam de um texto com este título?
o Que cidade você espera encontrar no texto?
o Que relações você estabelece com a sua cidade?
· Procedimentos
Nº de Aulas | Estratégias | Recursos |
1 Aula | · Observação do título da poesia do Drummond · Levantamento de hipóteses · Analise das questões problematizadoras (Anotação das respostas no quadro-negro) · Leitura da poesia · Comparação das respostas dadas pelos alunos com o texto lido. · Discussão sobre as hipótese e a realidade ( falar de Drummond e de Itabira) · Construção de textos sobre a cidade dos alunos · Leitura coletiva dos textos construídos · Comentários. | · Caneta piloto · Cópias da poesia |
· Finalização;
Reescrita , fazendo as devidas correções.
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