domingo, 28 de junho de 2009

Ser ou não ser hedonista: Eis a queestão!!!


Ultimamente tenho lido vários artigos sobre o hedonismo! E de acordo com o que li também posso me considerar uma hedonista!!! Sempre procurei e sempre senti o prazer nas "pequenas grandes coisas da vida"! O barulho da chuva no telhado, assistir um filme deitada no sofá comendo pipoca, saborear um frapê , se encantar com o pôr do sol, contar as estrelas, sentir o cheiro de terra molhada, enfim olhar a vida com olhos de poeta, de artista!!!
Claro que poderá haver pessoas que pensem que tudo isso é romantismo, pieguices... Afinal a vida pós-moderna exige muito da gente: praticidade, competitividade em tudo, ganhar muito dinheiro, ficar linda o tempo todo!!! Tudo isso gera muita angústia, ansiedade, dor! E esquecem que ser feliz pode ser algo tão simples!!! Bastar saber olhar a vida com sensibilidade e simplicidade!!! ( gil machado)



Agora quero compartilhar um texto sobre esse assunto. Desejo que, através dessa leitura, você possa também cultivar o hedonismo!!!



De Esperanza Guisán, neste Manifesto Hedonista, faz um hino à vida, à felicidade, ao gozo e à beleza como finalidade da vida humana. A autora vê no hedonismo uma forma criadora de mudanças, uma forma de sair de uma existência letárgica, monótona e não criadora. Com este manifesto, incita-nos à busca da felicidade, não de uma felicidade comum, mas de uma felicidade criadora, uma felicidade que nos leve ao limites da nossa imaginação. Uma felicidade e um gozo que pressupõe uma preocupação com o outro, uma felicidade pessoal que implique a felicidade dos outros. Este é um hedonismo que nega a vida triste e de sofrimento como algo adquirido, mas que vê este sofrimento e esta tristeza como grilhões que o homem deve quebrar. Ser hedonista é buscar a beleza em todas as coisas, desde as grades obras à mais simples flor. Ser hedonista é lutar heroicamente contra um poder que detêm razões absolutas. Ser hedonista é querer para cada homem o mesmo poder. Ser hedonista é atrever-se a ser feliz.

Um comentário: