terça-feira, 18 de agosto de 2009

CURRICULO DE LINGUA PORTUGUESA DO GESTAR II


barrinhagarf Pictures, Images and Photos

De forma resumida:



CURRÍCULO DO GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivos do Gestar II de LÍNGUA PORTUGUESA:

- Possibilitar ao professor um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, de interpretação e produção dos mais diferentes textos.
- O programa busca a valorização profissional e pessoal do professor.
- Que o professor seja um mediador e criador de situações mais diversas de interação de seus alunos.
- Estimular os processos de elaboração e reflexão sobre os diversos usos da linguagem nas diferentes situações sócio-comunicativas.

Qual é a sua especificidade ou o que o torna inovador em relação aos outros programas de formação existentes?

• Prima pela busca de um caminho de mão dupla entre teoria e prática e pelo enfoque da linguagem como fenômeno cultural, no qual a Língua é elemento constituinte, mas não único e isolado, na organização de novas experiências.
• A discussão sobre a Língua Portuguesa não se faz por intermédio do texto, mas no texto. Desse modo, todo texto verbal ou não-verbal será interpretado com uma razoável profundidade, para garantir o mergulho em sistemas culturais marcados para os sujeitos, por negociações, intenções, conhecimentos e experiências distintas.
• Busca introduzir os professores na apreciação da cultura letrada (local, regional, nacional e internacional) ao mesmo tempo que estabelece o diálogo destas com as demais linguagens e manifestações culturais.
• Privilegia os trabalhos docente e discente realizados de forma coletiva e interdisciplinar, incentivando ainda a utilização vários materiais já disponibilizados pelo PNBE (Plano Nacional Biblioteca da Escola) e pela TV Escola.

Quais são as competências esperadas dos professores ao final do programa?
Como usuário da Língua:


- Apresentar-se como locutor e interlocutor, com amplo domínio da linguagem, das suas várias modalidades e formas e nos seus diversos contextos.
- Refletir sobre a linguagem e sobre a Língua Portuguesa
- Reconhecer os usos sociais da Língua, em todas as modalidades, ate mesmo como participação política e cidadã.

- Posicionar-se criticamente com relação aos diversos tipos de textos, até mesmo obras didáticas.
- Interessar-se pelos diversos tipos de textos artísticos especialmente de literatura.

Como profissional da Educação

- Atuar de forma consciente, produtiva e adequada à sua comunidade, valorizando as práticas democráticas.
- Desenvolver projetos de aperfeiçoamento (formação profissional e ampliação de novos horizontes).
- Atuar coletivamente, partilhando experiências e projetos.
-Refletir sobre a sua prática docente e sobre a sua atuação da escola e suas relações com a sociedade.

COMO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA:

- Observando, registrando, organizando e sistematizando os fatos da gramática interna,.da gramática descritiva e da gramática normativa.
- Selecionando e organizando os conteúdos e as matérias de ensino-aprendizagem em função das características dos seus alunos de 6º ao 9º anos.
- Pesquisando, avaliando e adotando métodos e estratégias e materiais mais adequados e inovadores para sua atuação.

Como está organizada a proposta pedagógica de Língua Portuguesa?


-Privilegia o uso da Língua como atividade social e comunicativa em que os interlocutores atuam em um espaço cultural e histórico.
-Privilegiar o processo de significação que considere o texto e as relações intertextuais definidas sócio-historicamente pela cultura.
-A escolha do tema de cada TP comanda, primeiramente, a seleção de textos nos mais diversos gêneros discursivos, além de outras produções culturais e artísticas, abrindo-se um amplo leque de leitura
-A nossa proposta é que o trabalho com os textos clássicos e consagrados se mescle com os dos autores regionais e as formas da cultura popular, ao mesmo tempo em que se fazem pontes como os assuntos mais relevantes no plano internacional.


Qual a ementa do programa de Língua Portuguesa?


TP1: Linguagem e Cultura
TP2: Análise Lingüística e Análise Literária
TP3: Gêneros e Tipos Textuais
TP4: Leitura e Processo de Escrita1
TP5: Estilo, Coerência e Coesão
TP6: Leitura e Processo de Escrita 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário