Explicação sobre o Guia Geral
Leitura do conto de Machado de Assis
Analisando o material do Gestar II
A primeira aula do GESTAR II de Língua Portuguesa, do município de Parnamirim, foi realizada no dia 13 de agosto de 2009, com a carga horária de 4h, tendo a seguinte pauta:
-Boas -Vindas
-Leitura compartilhada do conto "Idéias de Canário", de Machado de Assis.
-Aplicação de uma dinâmica
-Entrega do material: Análise da estrutura e dos conteúdos dos cadernos (TPs)
-Leitura do Guia Geral: Objetivos, Avaliação e Cronograma.
-Orientação para a leitura dos textos teóricos das unidades 9 e 10 da TP3
-Solicitação da Lição de Casa (Avançando na Prática)
Após as boas- vindas, as apresentações, nós passamos a discutir sobre as expectativas de cada cursista em relação ao Gestar II. Em seguida, fizemos a leitura de um belo conto de Machado de Assis, que fala sobre a relação de um homem estudioso de ornitologia e que passa a estudar a vida do canário. Depois de quase sofrer um acidente de trânsito, o senhor Macedo encontra uma loja de Belchior e compra um canário. Esse pássaro imaginava que o mundo era um lugar que se limitava ao ambiente em que ele vivia. Primeiro em uma loja de Belchior, depois em uma casa. Ao fugir, ele se deu conta, depois que viveu livre, que o mundo era infinitamente maior do que ele poderia pensar. Tal história nos possibilita várias leituras e, uma delas, é uma reflexão filosófica sobre a representação subjetiva de mundo de cada pessoa. E, ironicamente, o que é próprio de Machado de Assis, ele questiona o papel do professor como "o detentor", "o dono do conhecimento", e, no final, o Macedo termina aprendendo com o canário. Ou seja, de mestre passa a ser discípulo. Veja um fragmento:
"‑ Viva, Sr. Macedo, por onde tem andado que desapareceu?Era o canário; estava no galho de uma árvore. Imaginem como fiquei, e o que lhe disse. O meu amigo cuidou que eu estivesse doudo; mas que me importavam cuidados de amigos? Falei ao canário com ternura, pedi‑lhe que viesse continuar a conversação, naquele nosso mundo composto de um jardim e repuxo, varanda e gaiola branca e circular...‑‑ Que jardim? que repuxo?‑‑ O mundo, meu querido.‑‑ Que mundo? Tu não perdes os maus costumes de professor.O mundo, concluiu solenemente, é um espaço infinito e azul, com o sol por cima. "
Esse momento foi muito significativo, pois discutimos bastante, estabelecemos uma intertextualidade com o mito da caverna de Platão, com o filme " A vila"; e ressaltamos principalmente sobre a importância de se aprender pensando, ou seja, de forma crítica, questionadora. Também enfatizamos a relação professor-aluno, em que ambos constroem o conhecimento.
Em seguida, foi aplicada uma dinâmica com os professores cantando a música "Como uma onda no mar" de Lulu Santos
E, finalmente, entregamos o material do Gestar II ao som de: "Oh tudo isso???" "Que maravilha"! "Tantos livros".
Alguns ficaram encantados e entusiasmados com o material; outros já ficaram tensos, preocupados no sentido de que seria possível ou não estudar tudo aquilo com a vida tão corrida, tão agitada. Mas... depois das orientações dadas, e que, seguindo uma metodologia de estudo, eles se convenceram que dariam "conta do recado", assim ficaram mais despreocupados. Passamos, então a explicitar os objetivos, os critérios de avaliação e o cronograma.
Para concluir, orientamos o estudo das unidades 9 e 10 da TP3 e solicitamos a lição de casa (Avançando na Prática)
Agora.... é só esperar o próximo encontro com essa turma corajosa que, até como o canário, canta que é uma beleza!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário