terça-feira, 17 de novembro de 2009

TP3 - Tipos textuais - 4º relatório




















PROFESSORA NARA











































Sequências tipológicas

  • injutivo
  • preditivo
  • narrativo
  • descritivo
  • dissertativo


OS TEXTOS NARRATIVOS:
São marcados pela temporalidade; desenvolvem-se necessariamente numa linha de tempo e num determinado espaço. Nesse tipo de texto há o predomínio de frases verbais indicando o processo ou ação; predomínio do tempo passado; advérbios de tempo e lugar.

. OS TEXTOS DESCRITIVOS:
São marcados pela atemporalidade, contém a apresentação pura e simples do estado do ser, objeto ou ambiente descrito em um determinado momento. Nesse tipo de texto há o predomínio das frases nominais, prevalecem as formas verbais no presente ou no imperfeito; os adjetivos ganham expressividade, os períodos são curtos e prevalece a coordenação.

OS TEXTOS ARGUMENTATIVOS:
Apresentam a defesa de um ponto de vista, de uma idéia ou um questionamento sobre algum fato. Objetivam persuadir o leitor ou o ouvinte e fundamentam-se em argumentos de acordo com o tema, contexto e interlocutor. Caracterizam-se pela lógica de idéias e apresentam uma linguagem objetiva e denotativa.

OS TEXTOS ARGUMENTATIVOS:
Apresentam a defesa de um ponto de vista, de uma idéia ou um questionamento sobre algum fato. Objetivam persuadir o leitor ou o ouvinte e fundamentam-se em argumentos de acordo com o tema, contexto e interlocutor. Caracterizam-se pela lógica de idéias e apresentam uma linguagem objetiva e denotativa.

OS TEXTOS EXPLICATIVOS OU EXPOSITIVOS:

Intentam explicar ou dar informações a respeito de alguma coisa. Objetivam fazer com que os interlocutores/ leitores adquiram saberes e conhecimentos. Eles tratam da identificação de fenômenos , de conceitos de definições.

OS TEXTOS INJUNTIVOS OU INSTRUCIONAIS:
Indicam ordem, orientação. A marca fundamental desse tipo de textos é o verbo no imperativo.

OS TEXTOS PREDITIVOS:
Indicam algo que pode acontecer no futuro, ajudado por alguma inspiração de ordem sobrenatural. Predomina aí uma linguagem de tom profético e místico.

  • Após as discurssões teóricas, passamos para a etapa dos relatos de experiências dos professores cursistas. Como sempre, foi um momento enriquecedor, pois tem contribuido na troca de experiências entre os docentes sobre o seu fazer pedagógico em sala de aula: suas dificuldades, seus sucessos, suas descobertas... É importante ressaltar que percebemos que teremos de fazer uma mudança na pauta, pois, geralmente, o tempo tem sido pouco para a socialização já que esse é um momento que todos gostam de participar. Assim, na próxima oficina, deixaremos o relato para o momento final.
E para finalizar realizamos a oficina em grupo e solicitamos a lição de casa.


PROGRAMA GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

Relatório de experiência

Professora orientadora: Gilvânia Machado

TP3: GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS – Sequência descritiva

Profº cursista: Flávio Vieira da Silva

Público-alvo: alunos do 8º ano da E. M. Prof° Luís Maranhão Filho – Parnamirim/RN

A atividade proposta teve por objetivo final a produção de uma sequência discursiva descritiva abordando os aspectos físicos e psicológicos do objeto da descrição.

O primeiro passo adotado foi discutir com os alunos a respeito das intenções e necessidades de um produtor de texto em apresentar ao leitor/ouvinte as características de objetos, pessoas, paisagens ou situações. Para tanto, foram apresentados para os alunos algumas sequências descritivas com foco em objetos de diferentes naturezas e produzidas a partir de olhares variados, permitindo assim, o entendimento do fato de que o ponto de vista - físico ou mental - do autor interfere no texto.

Após a discussão sobre as informações acima citadas e alguns esclarecimentos a respeito das diferenças entre as sequências descritiva e narrativa, foram feitas as leituras dos textos (sequências descritivas) apresentados na intenção de identificar o objeto da descrição e o tipo de ponto de vista predominante. Concluídas tais considerções, solicitou-se aos alunos uma descrição oral da sala de aula, abordando aspectos físicos e psicológicos do ambiente e da turma, o que garantiu boa participação e entusiasmo na realização da tarefa. Nesta oportunidade, surgiu a possibilidade de abordar as descrições objetiva e subjetiva, bem como o uso de todos os sentidos, e não apenas o sentido da visão, para observarmos e percebermos o objeto.

A atividade final constituiu-se na produção escrita de uma sequência descritiva, abordando os aspectos físicos e psicológicos, tendo como objeto um(a) aluno(a) da turma, escolhido secretamente, pois depois de terminada a produção textual seu autor fez a leitura em voz alta para que a turma identificasse o(a) aluno(a) descrito(a) e apontasse as características físicas e psicológicas apresentadas.

Parnamirim/RN, 22 de setembro de 2009.







Nenhum comentário:

Postar um comentário